Porque é que dizem “um país, 10 destinos”?

Cabo Verde é um arquipélago de 10 ilhas situadas ao largo da costa do Senegal. As suas ilhas são conhecidas por oferecerem uma grande diversidade de paisagens para o deleite dos seus visitantes.

As 10 ilhas estão divididas em duas áreas geográficas distintas:

No sul, as ilhas do Sotavento são compostas pelas seguintes ilhas: Maio, Santiago, Fogo e Brava.             A norte, encontramos as Ilhas Barlavento, que incluem Boa Vista, Sal, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão e Santa Luzia.

Destas ilhas, 9 são habitadas e Santa Luzia é a única ilha que não contém habitantes, excepto para algumas magníficas espécies endémicas. As ilhas de Sotavento têm 4 ilhas que representam uma grande diversidade em termos de atracções turísticas.

Em primeiro lugar, a ilha do Maio, onde se encontram belas praias, como as da Praia da Rocha ou da Ribeira Dom João, mas também belas casas coloridas e habitantes acolhedores e respeitosos.

Depois, em Santiago, há belos picos como a Serra Malagueta ou o Pico d'Antonia, mas também belas praias como o Tarrafal e a Praia.

No Fogo, é impossível não mencionar o sumptuoso Pico do Fogo, que culmina a 2829 metros. A aldeia de Cha das Caldeiras merece uma visita, o apego dos habitantes ao vulcão e à agricultura é notável.

A Brava, a mais pequena ilha de Cabo Verde, vale a pena os desvios, "a ilha das flores" como é apelidada, dá-nos a impressão de estarmos no fim do mundo. Brava é o lar de Faja d'Agua, uma aldeia única no mundo, assim como Vila Nova Sintra com as suas belas casas típicas.

Quanto às ilhas do norte, há 6 delas e não são excepção à regra das ilhas com as suas próprias especificidades.

Para começar, a Boa Vista é de cortar a respiração. Tem muitos trunfos: as suas belas praias, o deserto de Viana, ou as suas pequenas aldeias coloridas, especialmente o Fundo Das Figueiras.

A ilha do Sal, é caracterizada pelas suas paisagens desérticas, a sua praia de Santa Maria não demorará muito a seduzi-lo, sem contar com os peixes e os vendedores de lembranças no Pontoon.

Quanto a São Nicolau, embora não seja bem conhecida, tem um grande potencial com muitos bens como a praia do Baixo Rocha ou o parque natural de Monte Gordo, que oferece uma vista desobstruída de várias ilhas de Cabo Verde.

São Vicente destaca-se pelo seu dinamismo, é a ilha que organiza anualmente o carnaval do Mindelo, mas também a famosa festa da Baia das Gatas. A sua praia da Laginha é muito fotogénica graças a uma incrível tonalidade de azul.

No que diz respeito a Santo Antão, a ilha é famosa pelos seus trilhos para caminhadas que fazem os caminhantes de todo o mundo felizes. Entre os clássicos, encontramos a caminhada do Vale do Paul, ou a da Ponta do Sol até à Cruzinha. Os seus habitantes são também conhecidos por serem muito hospitaleiros.

Santa Luzia é a única ilha de Cabo Verde que não pode ser visitada. A única forma de lá chegar é voluntariando-se para limpar as praias.

Tudo considerado, Cabo Verde tem uma incrível diversidade de paisagens e culturas que o ajudarão a compreender porque é que o lema turístico é: "Um país, 10 destinos".

Se estiver interessado em visitar Cabo Verde, teremos todo o prazer em ajudá-lo com a sua viagem.

Add a Comment

Your email address will not be published.

Articles Recents

Porque é que dizem “um país, 10 destinos”?

Aeroportos internacionais em Cabo Verde

Nos circuits